Operação de logística florestal para abastecer a nova empresa é uma das mais modernas do setor
Publicado por [email protected] [email protected] • 18/abr/2024 • 09h00
Visando aumentar a segurança nas operações de logística florestal, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, implantou uma das centrais de monitoramento de operações
florestais mais modernas do setor, capaz de acompanhar em tempo real 100% da frota de veículos de transporte de madeira que atuam para abastecer a nova fábrica da empresa em Ribas do Rio pardo (MS). O sistema funciona 24 horas por dia, com o diferencial de manter a
comunicação em tempo real entre motoristas e a torre de controle, além de mostrar, por meio do que há de mais moderno em tecnologia a localização exata de cada veículo e seus status atual (trafegando, parado, abastecendo, etc), até em áreas sem cobertura ou sinal de
internet.
“Toda a nossa operação na logística florestal é sustentável, com respeito à comunidade e ao meio ambiente. Para honrar esse compromisso, antes de qualquer operação, ouvimos as comunidades locais tanto para apresentarmos como operamos quanto para receber sugestões, entender quais são as preocupações das comunidades e, assim, preparar um plano de ação específico para cada localidade. Também investimos pesado em novas tecnologias, em conectividade, em treinamentos visando atender um único objetivo: garantir que os nossos motoristas façam uma viagem segura e, consequentemente, contribuir com a segurança de toda a comunidade que utiliza as rodovias em que operamos, bem como para preservação da fauna do Estado”, destaca Rodrigo Zagonel, gerente Executivo de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.
A central de controle, explica Zagonel, tem acesso a uma gama de dados de segurança como a velocidade do veículo, formação de comboio, atenção empregada na estrada durante as viagens, a necessidade de pausas para descanso, entre outros, com a coibição de quaisquer irregularidades e tomada de medidas necessárias imediatas, em caso de algum desvio.
“Por meio de grandes monitores conectados ao que há de mais moderno em rastreamento e telemetria, além de câmeras de monitoramento instaladas em 100% de nossa frota, o time que opera na central de monitoramento consegue ter uma visão de toda a nossa frota em tempo real, quem está abastecendo, quem está circulando, onde está cada um dos nossos veículos e, principalmente, se eles estão em acordo com as nossas normas de segurança. Isso nos permite, além de ter maior previsibilidade e segurança em nossas operações, tomar medidas rápidas e assertivas caso haja algum desvio ou irregularidade”, completa o gestor.
Rotograma Falado – Outra ferramenta importante para a segurança das operações é a do Rotograma Falado, sistema que permite aos operadores da central emitirem alertas aos motoristas, em tempo real e durante toda a viagem, sobre o trajeto a ser obedecido, a velocidade segura para cada ponto de risco (curvas, entroncamentos, trevos etc.), se está em área próxima ao perímetro urbano, entre outras situações. O objetivo é aumentar a
segurança no trânsito, prevenir que o motorista seja surpreendido com alguma alteração na pista e assegurar o cumprimento da legislação de trânsito, em especial a velocidade em cada trecho da rodovia.
Câmeras de Fadiga – Paralelamente ao monitoramento dos veículos, 100% da frota que atende aempresa – próprios ou de parceiros – é equipada com câmeras internas na cabine que contam com sistema capaz de detectar qualquer alteração na conduta do condutor, tais como: sinais de sonolência (piscadas prolongadas ou bocejos frequentes), uso de celular, entre outras distrações. Com uma das câmeras focada no rosto dos/as motoristas e outras duas na parte externa do veículo (na frente e na parte traseira), o sistema proporciona uma visão geral de dentro e fora do veículo, emitindo sinais sonoros ao motorista e à central de operações imediatamente, caso seja detectada alguma alteração na conduta.
Ainda pensando no bem-estar dos colaboradores e na segurança dos usuários das rodovias em que a empresa opera, a Suzano realiza treinamentos frequentes com os(as) motoristas, que participam de programas de valorização de colaboradores exemplares com bonificações, além de realizar Diálogos de Segurança presenciais e também virtuais transmitidos por tablets e que podem ser assistidos antes do início da jornada ou em algum momento de descanso.
Hexatrens – A Suzano também segue investindo na aquisição de novos hexatrens – carretas com seis semirreboques, uma inovação no setor florestal – e na abertura de estradas próprias para a utilização dos veículos. Atualmente, a companhia possui 16 hexatrens operando para atender a nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, o que colabora com a retirada de pelo menos 50 caminhões das rodovias estaduais, uma vez que esses veículos circulam somente dentro de áreas da própria empresa.
Conectividade no campo – As ações da Central de Monitoramento Integrada se estendem também às áreas de plantio da Suzano. Outra inovação da companhia é conseguir levar o sistema de rastreabilidade também para o setor florestal. Hoje, operadores(as) de maquinários harvesters (colheitadeira de eucalipto) e fowarders (máquina para baldio de toras) podem se comunicar por rádio com a central de controle ou também por mensagem de texto. Toda a
estrutura foi concebida desde o início com tecnologia mais integrada, não somente para monitorar a frota de caminhões, mas também com apoio à operação florestal, obtendo leitura também das máquinas de plantio e de colheita.
“Ao iniciarmos a operação florestal da nova fábrica de Ribas do Rio Pardo, tivemos a vantagem de desenvolver a operação logística mais avançada entre todas as unidades da Suzano. A torre tem maior abrangência e foi concebida com conexão mais ampla e isso se traduz em uma comunicação mais clara também com a colheita florestal, auxiliando nas oportunidades operacionais para tomada de decisão em tempo real, garantindo melhor rendimento operacional e gestão da produção. Esse tipo de integração faz total diferença na capacidade
de leitura e na segurança da operação”, finaliza Zagonel.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Suzano
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