Notícias

Voltar

Projetos sociais contribuem para economia local no Mato Grosso do Sul

Responsável pelas iniciativas, a Bracell vem expandindo suas atividades no estado e, desde 2021, gerando oportunidade de trabalho, educação e saúde

Publicado por [email protected] [email protected] • 25/maio/2023 • 16h38

A Bracell, líder na produção de celulose solúvel, chegou no Mato Grosso do Sul em 2021 e, na sua bagagem, trouxe muitos benefícios para o desenvolvimento da região. Com investimento social realizado por meio do Bracell Social, que tem a finalidade de contribuir com as comunidades das regiões em que atua, a companhia mobiliza e articula agentes em prol da promoção de territórios mais inclusivos e sustentáveis, com diversos projetos realizados em parceria com instituições, universidades e o poder público.

De acordo com Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da Bracell MS, a chegada da empresa no estado já vem contribuindo para o desenvolvimento econômico local e ofertando, além de oportunidade de trabalho, iniciativas de educação, saúde e bem-estar que beneficiam a população. “A Bracell, uma empresa do grupo RGE, está em constante crescimento no país e tem, cada dia mais realizado iniciativas em prol da comunidade. Tudo isso vem gerando resultado consistentes e reforçando o seu compromisso de longo prazo no país”, diz.

Exemplo disso é que, este ano, a Bracell firmou uma parceria com o Sebrae, a prefeitura de Água Clara e a Associação Comercial e Empresarial, para lançar o Projeto Dona Della, cujo objetivo é apoiar o crescimento de negócios liderados por mulheres, ofertando capacitação para gestão de negócios e empoderamento. A iniciativa capacita e cria uma rede colaborativa local de mulheres focada no fortalecimento de competências empreendedoras, socioemocionais e na conscientização de temas sensíveis, como violência contra a mulher e saúde. Dessa maneira, fomenta a circulação de renda em seus próprios territórios.

A expectativa é que mais de 600 mulheres sejam impactadas pelo projeto, onde participam de palestras, encontros de negócios e feiras do empreendedorismo feminino. Elas passam por capacitação gratuita sobre o mundo do empreendedorismo, gestão financeira e contábil, mentorias e oficinas sobre competências socioemocionais.

“Com o projeto Dona Della, acredito que eu consiga alcançar a minha meta que é crescer, cada vez mais, com meu empreendimento, sempre buscando melhorias no mercado de trabalho. Hoje, tenho uma empresa MEI no ramo da alimentação e a participação no projeto tem me ajudado a gerenciar e administrar o meu próprio negócio. Sou muito grata ao Programa Dona Della por me fazer acreditar que é possível sonhar e realizar”, comemora Siveli Aneide Etgeton, proprietária da Sra. Dias Creperia.

Projeto social focado para jovens

A Bracell também despertou seu olhar aos jovens. Um deles é relacionado a carreiras, já que existem diversos fatores que dificultam a entrada deste público no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Bracell, firmou parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SED) para qualificar jovens de 17 a 21 anos que estão cursando o Ensino Médio ou que tenham concluído na rede pública da cidade de Água Clara. Por meio de cursos gratuitos, ministrados pelo Senai, de Assistente Administrativo e Ajudante Florestal, os estudantes participam de aulas presenciais, ganham bolsa-educação de R$ 660 enquanto estiveram matriculados e cursando o programa, além de material didático e uniforme.

“A Bracell quer contribuir com esses estudantes que pensam no futuro e objetivam crescer. Por isso, está sempre realizando parcerias consistentes com o poder público. Sabemos o quanto é importante eles estarem preparados para o mercado de trabalho e, nesse contexto, a educação é uma das prioridades nos investimentos sociais da companhia, pois fortalece o crescimento das comunidades”, reforça Marisa Coutinho.

Para Arieli Fernandes da Silva, estudante do curso Ajudante de Campo e Viveiro, a capacitação foi a oportunidade de aprender e crescer em uma empresa que está sendo muito conhecida nacionalmente. “Enxerguei que o curso seria uma porta de entrada já que, desde o ano passado, estou tentando uma oportunidade na Bracell. Acredito que esse aprendizado será muito importante para mim e para muitos outros estudantes de Água Clara que conseguiram passar e procuram um espaço no mercado de trabalho”.

Ainda pensando no bem-estar dos jovens sul-mato-grossenses, a Bracell também desenvolveu uma iniciativa que foca na saúde dos estudantes. De acordo, um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 30% das crianças brasileiras em idade escolar sofrem com algum tipo de problema relacionado à saúde dos olhos, impactando diretamente na qualidade de aprendizagem e levando muitas delas a abandonarem os estudos. Nesse cenário, a companhia desenvolveu o Projeto Visão no Futuro.

Com apoio da Prefeitura de Água Clara, a iniciativa contribui com a melhora do desempenho dos alunos da rede pública de ensino, por meio do diagnóstico precoce de problemas oftalmológicos e disponibilização gratuita de óculos de grau.

“Professores passaram por um treinamento para realizar o Teste de Acuidade Visual no ambiente escolar. Ao todo, foram capacitados 35 professores e agentes comunitários de saúde para promoverem uma triagem e identificar alunos que possuam alguma dificuldade para enxergar. Após a avaliação, os estudantes serão encaminhados a um oftalmologista para diagnóstico e tratamento”, explica Marisa Coutinho.

“Meu papel como agente multiplicadora do Projeto Visão no Futuro, dentro de nossa escola, está sendo em organizar a logística de alunos para realizar o Teste de Acuidade Visual, que está sendo aplicado por uma professora e agentes comunitários de saúde, que foram previamente capacitados. Elaborei uma lista de alunos por sala, contendo colunas para preencher com os resultados obtidos e marcação se o aluno usa ou não óculos. Acredito que a iniciativa, veio para transformar a vida de muitas crianças e adolescentes, proporcionando mais qualidade de vida e melhores condições de aprendizagem”, esclarece Elisângela Maira de Souza, Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira – Água Clara (MS).

Expansão da Bracell e geração de empregos

A Bracell vem expandindo suas operações florestais para o estado do MS e, com isso, está com diversas vagas de emprego abertas para cargos e diferentes níveis de escolaridade, experiência e qualificação profissional. A empresa tem uma forte política de desenvolvimento interno e deseja estabelecer relações de longo prazo com seus colaboradores. Confira as vagas

A Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações industriais no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

 

Fonte: G1MS

Foto: Divulgação


Notícias Relacionadas

Eucalipto é capaz de armazenar grandes quantidades de carbono

26/jun/2024

Saiba Mais
49º Concurso de Redação do Instituto Chamex, da Sylvamo do Brasil

25/jun/2024

Saiba Mais
MS lidera geração de empregos no setor florestal no Brasil

20/jun/2024

Saiba Mais