Notícias

Voltar

A aliança entre a biodiversidade e o Setor Florestal e da celulose

Cada vez mais é preciso ter um processo produtivo conectado com o ambiental, etapas que contemplem um manejo florestal adequado

Publicado por [email protected] • 22/maio/2024 • 08h00

Elcio Trajano Jr* 

A conservação é a base da sustentabilidade de qualquer atividade e, de partida, da própria sobrevivência da espécie humana. O Setor Florestal e da celulose compreende essa dimensão e por isso estabelece uma sólida aliança com o Meio Ambiente, não só conservando, mas também adotando práticas produtivas sustentáveis e atuando diretamente na recomposição de biomas, na implantação e manejo adequado de APPs e áreas de RL.

Assume o papel de guardião das florestas e a natureza prontamente responde a esse cuidado. São diversos os achados de grande valor ecológico nas áreas que estão sob os cuidados do setor e aqui destacamos alguns em áreas de nossas associadas.

O sapinho da neblina (Brachycephalus Ibitinga, nome científico), foi identificado pela primeira vez no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano. Na RPPN Parque Florestal São Marcelo, da Sylvamo, a avifauna abunda. Recentemente tivemos um avistamento raríssimo, porém não inédito, de um veado campeiro parcialmente albino em florestas plantadas de eucalipto da Eldorado, em Inocência. Muitas vezes os animais aparecem nessas florestas em busca de sombreamento que o eucalipto proporciona e outras condições presentes nas áreas de conservação, reserva legal e de preservação permanente.

Esse elo que o setor florestal estabelece com a natureza é um compromisso com o planeta no enfrentamento da crise climática e luta pela manutenção da biodiversidade tão fortemente impactada pela atividade humana. Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, o homem já causou a perda de 83% dos mamíferos silvestres e metade das plantas.

Portanto, cada vez mais é preciso ter um processo produtivo conectado com o ambiental, etapas que contemplem um manejo florestal adequado e uso responsável dos recursos naturais, com responsabilidade social, com atenção às pautas que impactam nossa comunidade e com governança, por meio de gestão transparente.

Uma combinação que dá condições para executar um trabalho importante para o Brasil e, ao mesmo tempo, garante a perenidade dos negócios.

*Elcio Trajano Jr é presidente do SINPACEMS


Notícias Relacionadas

Comércio eletrônico alavanca demanda por embalagens de papelão e é preciso estar atento à inovação e qualidade 

03/out/2024

Saiba Mais
A Importância dos Investimentos em Inovação para a Competitividade da Celulose Brasileira

29/ago/2024

Saiba Mais
Economia Circular é inerente ao setor de árvores, papel e celulose

07/ago/2024

Saiba Mais